SISU 2021

O Sistema de Seleção Unificada, também conhecido como SISU 2021, é uma plataforma do Governo Federal que tem como objetivo simplificar o acesso às vagas em instituições públicas de ensino superior. Atualmente, o sistema é utilizado como método de ingresso em grande parte das instituições educacionais de todas as regiões brasileiras. Quer saber um pouco mais sobre Sisu 2021? Leia o artigo abaixo!

SISU 2021

SISU 2021

Como funciona o SISU

O Sisu 2021 é um programa que democratiza o acesso a instituições públicas de ensino superior. Podem ingressar no SISU os estudantes que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio do ano anterior, obtido pontuação média de 450 pontos e não ter zerado a nota referente a redação.

Além disso, estudantes que já participaram do Sisu e foram contemplados com bolsas podem também se inscrever novamente no SISU, desde que estejam cumprindo os requisitos necessários.

Sistema de Seleção Unificada

Sistema de Seleção Unificada

Participe também:


Inscrições SISU 2021

As inscrições do SISU 2021 são abertas duas vezes ao ano: primeiro e segundo semestre letivo. Os estudantes que pretendem concorrer a uma das vagas em instituições públicas devem ficar bastante atentos ao calendário do SISU, que é divulgado junto com o edital do programa.

Sisu 2021.1

  • Inscrição: 22 à 25 de janeiro
  • Resultado 1ª chamada: 28 de janeiro
  • Matrícula: 30 de janeiro à 4 de fevereiro

Sisu 2021.2

  • Inscrição: 4 a 7 de junho
  • Resultado 1º chamada: 10 de junho
  • Matrícula: 12 a 17 de junho

Como se Inscrever no SISU

As inscrições no SISU 2021 devem ser feitas exclusivamente pela internet dentro do período definido pelo Ministério da Educação. Veja, a seguir, o passo-a-passo de como fazer a inscrição no Sisu:

  1. Acesse o site do Sisu pelo endereço: http://sisu.mec.gov.br;
  2. Na página inicial do SISU, selecione a opção ‘Fazer inscrição’;
  3. No formulário de login, informe o Número de Inscrição e senha utilizado no ENEM do ano anterior;
  4. O sistema irá exibir todos os seus dados pessoais, que podem ser confirmadas ou modificadas caso haja alguma inconsistência;
  5. Na seção ‘Minha Inscrição’, escolha duas opções de curso. Vale ressaltar que é possível também escolher apenas uma, como deseje;
  6. Ainda na página, selecione o curso, instituição e também a respectiva modalidade de concorrência (ampla concorrência, ações afirmativas ou cotas);
  7. Observe atentamente todas as informações do curso selecionado e também os documentos necessários para matrícula;
  8. Ao fim preenchimento, confirme a inscrição no Sisu 2021 e aguarde a divulgação do resultado.
Como se Inscrever no SISU

Como se Inscrever no SISU


Vagas SISU 2021

O SISU é a porta de entrada para centena de instituições públicas de ensino superior. Universidades utilizam essa plataforma como método de seleção de estudantes, como:

  • UFAL;
  • UFPE;
  • USP e;
  • UFRJ.

Por isso, o sistema se destaca devido a quantidade de vagas oferecidas. No primeiro processo seletivo de 2021, o SISU ofertou mais de 237.128 vagas em 128 instituições espalhadas em todas as cincos regiões brasileiras.


Nota de Corte SISU

Para determinar os estudantes selecionados às vagas disponibilizadas, o Sisu 2021 utiliza a nota de corte como método seletivo. A nota de corte é a pontuação necessária para entrar num determinado curso numa instituição pública.

A nota de corte é constituída de acordo com a média das provas objetivas e discursivas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O valor da nota de corte pode variar de acordo com curso e instituição escolhida. Ao longo do dia, a plataforma do Sisu realiza várias atualizações das notas de cortes de cada curso.

Nota de Corte SISU

Nota de Corte SISU


Resultado SISU 2021

O resultado individual pode ser consultado no site do SISU. Entretanto, na página principal, o público também pode conferir a lista pública dos selecionados para cada curso que tivera vaga ofertada através da plataforma.

A consulta ao resultado pode ser feita com o número de inscrição e senha usada no cadastro do ENEM 2021. Após ser pré-selecionado, o aluno deve comprovar as informações na instituição selecionada dentro do período estipulado

Leave a Reply