Revalida 2022

Revalida 2022 – Sendo um dos cursos mais concorridos do país, muitos jovens acabam realizando o sonho de estudar medicina em outros países. Países como Argentina e Bolívia são muito procurados como destino para estudar fora. Entretanto, após se formar, o estudante de medicina que se formou em outros países precisa fazer o Revalida 2022, uma avaliação da proficiência desses estudantes. Para os médicos formados em outros países que decidem atuar no Brasil, o Revalida é uma prova essencial e obrigatória.

REVALIDA 2022

REVALIDA 2022

O que é Revalida 2022

O Revalida é um programa estruturado e desenvolvido pelos Ministérios da Saúde e da Educação, com o intuito de avaliar o conhecimento de acordo com as normas brasileiras de estudantes formados em medicina em outros países. A avaliação tem como base a exigência de conhecimentos sobre o Sistema Único de Saúde – SUS.

Para poder realizar a avaliação para atuar no território brasileiro não basta apenas ser formado em medicina, sendo necessário que o candidato se encaixe em outros requisitos exigidos.

Como funciona o Revalida 2022

O candidato interessado em realizar o Revalida deve realizar a sua inscrição de forma online, pagar a taxa de inscrição do programa e se atentar aos dados como data e local da prova. A avaliação funciona como uma espécie de vestibular, onde os conhecimentos adquiridos pelo aluno no decorrer de um período (nesse caso durante o período de graduação) são avaliados.

A prova do Revalida é aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP (O mesmo responsável por organizar o ENEM 2022), levando em consideração os conhecimentos obtidos com base nos cursos de medicina das universidades públicas. O Revalida é dividido em etapas, e os candidatos que concluírem ficam isentos de realizar outros exames comuns de contratação.

Etapas Revalida 2022

O Revalida é dividido em etapas, que devem ser concluídas pelo candidato, sendo elas:

  • Primeira etapa: consiste na realização de uma avaliação teórica, contendo 110 questões com cinco alternativas e cinco questões discursivas.
  • Segunda etapa: consiste na realização de uma avaliação clínica das habilidades do candidato.

Os candidatos aprovados em ambas as fases são aprovados e podem exercer a profissão no Brasil. Veja também como fazer a sua inscrição em outros programa educacionais:

Regras do Revalida 2022

Para poder participar do Revalida 2022 é necessário estar atento às regras para participar do programa, como:

  • Ser brasileiro ou ser estrangeiro residindo legalmente no Brasil;
  • Ter diploma médico oriundo de uma universidade estrangeira;
  • Ter seu diploma autenticado pelo consulado brasileiro que deverá ser encaminhado no momento da inscrição;
  • Possuir CPF.

Inscrição Revalida 2022

As datas para as inscrições do Revalida em 2022 ainda não foram divulgadas, mas os candidatos devem estar atentos à data de abertura do programa. Para realizar a inscrição, é necessário que o candidato:

  • Acesse a página do Revalida no site do INEP, disponível em: http://revalida.inep.gov.br/revalida/;
  • Selecione a opção “Inscrição 1ª etapa”;
  • Preencha os dados solicitados e anexe seu diploma;
  • Confirme sua inscrição e pague a taxa de inscrição.

Todo o processo de inscrição é realizado de forma online, e as datas e locais de prova são de responsabilidade de consulta do candidato.

Leave a Reply