PRONATEC 2021

O Pronatec 2021 é um programa do Governo Federal que possui o objetivo de aumentar a disponibilização de cursos do segmento de educação profissional e tecnológica. Para conseguir atingir esse objetivo, o programa oferece projetos, programas e ações voltadas para o auxílio técnico e financeiro. O Pronatec é executado nacionalmente por meio de várias instituições parceiras, como o Senac e Senai. Quer saber um pouco mais sobre Pronatec 2021? Leia o artigo abaixo!

PRONATEC 2021

PRONATEC 2021

Como Funciona

O Pronatec é um programa criado em 2011 e que, desde então, vem se consolidando como uma plataforma de promoção ao desenvolvimento do mercado de trabalho.

Atualmente, o Pronatec 2021 é voltado para:

  • Alunos que cursaram ensino médio integral na rede pública de educação;
  • Trabalhadores;
  • Beneficiários de programas sociais do Governo Federal e;
  • Também estudantes que estão cursando o ensino médio na rede pública, incluindo educação de jovens e adultos (EJA).
Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego

Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego


Inscrições PRONATEC 2021

As inscrições para cursos técnicos e profissionais oferecidos pelo Pronatec 2021 também podem ser feitas no site oficial do programa. O procedimento de cadastro no programa é muito simplificado e consiste em pouquíssimas etapas. Vale ressaltar que para se inscrever é preciso que os cursos estejam com vagas abertas.

  1. Acesse o site do Pronatec pelo endereço eletrônico: pronatec.mec.gov.br/inscricao/;
  2. Na página, selecione a opção “Inscrição”;
  3. Preencha os seguintes campos com os dados solicitados:
    • Estado
    • Município
    • Escolaridade
    • Instituição
    • Turma
  4. Após o preenchimento, selecione a opção “Pesquisar”;
  5. A plataforma irá exibir todos os cursos e turmas com vagas disponíveis no Pronatec 2021.
Inscrições PRONATEC 2021

Inscrições PRONATEC 2021


Curso Pronatec

O Pronatec 2021 oferece cursos técnicos e profissionalizantes. Os cursos disponibilizados são estipulados mediante a demanda de cada cidadão ou região e a duração também depende do conteúdo programático. Atualmente, são mais de 600 variedades de cursos ofertadas.


Vagas Pronatec

Os cursos e vagas oferecido em cada instituição parceira do Pronatec 2021 são distribuídos por critérios definidos pelo Ministério da Educação.

Alguns fatores e características, como a demanda e segmento com alta taxa de admissão no mercado, são levados em consideração na disponibilização das vagas. Por exemplo, em fevereiro de 2021, a Paraíba ofertou 1.125 vagas para cursos profissionalizantes voltados para estudantes matriculados em escolas na rede estadual de ensino.

Vagas Pronatec

Vagas Pronatec


Instituições Participantes do PRONATEC

Para atender um grande contingente de pessoas que precisam de qualificação técnica e profissional, o Pronatec conta com diversas instituições parceiras.

Elas são as responsáveis por ministrar todos os cursos e conteúdos programáticos definidos pelo Ministério da Educação para o programa.

Atualmente, são conveniadas ao Pronatec instituições privadas de ensino superior e educação profissional e tecnológica, entidades dos serviços nacionais de aprendizagem e organizações federais de educação profissional, tecnológica e cientifica.

Confira, a seguir, a lista de instituições participantes do Pronatec 2021:

  • As instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica; as instituições de educação profissional e tecnológica das redes estaduais, distrital e municipais;
  • Instituições dos serviços nacionais de aprendizagem e;
  • Instituições privadas de ensino superior e de educação profissional e tecnológica devidamente habilitadas para a oferta de cursos técnicos de nível médio, no âmbito da iniciativa Bolsa-Formação.

Vale ressaltar que a distribuição dos cursos e também a quantidade de vagas são estimados de acordo com a infraestrutura e suporte de cada instituição. Por isso, o número de interessados nos cursos pode ser maior que a quantidade suportada pelas instituições participantes.

Leave a Reply