Pré-Matrícula 2022: Online, Ensino Municipal e Estadual

O sistema de pré-matrícula existe há um tempo e desde então, vem auxiliando pais e responsáveis a não terem dor de cabeça na hora de matricular as crianças na escola. Como o nome nos remete, é somente um pré-sistema, que visa garantir a vaga na instituição de ensino, mas que precisa ser concluída presencialmente com os documentos solicitados. Contudo, os responsáveis já conseguem garantir a escola via internet. Confira todos os detalhes da pré-matrícula 2022.

Pré-Matrícula 2022

Pré-Matrícula 2022

Esses serviços online trazem uma série de benefícios e facilidades para o cidadão, há diversos portais a sua disposição, entre eles: Matrícula Rio, Matrícula Fácil, Matrícula Web, entre outros.

Pré-Matrícula

Como mencionado anteriormente, a pré-matrícula veio para facilitar a vida dos pais e responsáveis. Além disso, é uma forma de organizar melhor as vagas.

Quando o sistema estiver aberto, o recomendado é fazer a inscrição com antecedência para garantir a vaga onde deseja, principalmente se a escola for concorrida, por exemplo.

Em hipótese alguma a criança fica sem vaga, porém, pode não ficar onde os pais consideram melhor.

Pré-matrícula 2022 no Ensino Municipal e Estadual

A pré-matrícula pode ser feita por todos os alunos, tanto para quem está estudando e vai se rematricular ou para aqueles que estão entrando pela primeira vez na escola ou no sistema de educação público.

É possível fazer a pré-matrícula para alunos do Ensino Fundamental, da rede Municipal e da rede Estadual. Ou seja, todos aqueles que estão entre o primeiro e oitavo ano.

Dentro dessa modalidade, quem deseja se matricular no ensino fundamental através do EJA, também consegue fazer a pré-inscrição online.

O Ensino Médio Estadual e Municipal também consegue fazer a pré-matrícula, ou seja, todos aqueles alunos que vão entrar no primeiro ano ou que estão indo para o segundo ou terceiro ano.

Novamente a modalidade EJA é contemplada e os alunos que desejam concluir o ensino médio nessa modalidade também podem usar a internet para o processo.

Pré-matrícula no Ensino Municipal e Estadual

Pré-matrícula no Ensino Municipal e Estadual

No estado do Rio de Janeiro e São Paulo a informatização já está melhor ainda, através do Boletim Online RJ e Boletim Online SP é possível consultar o boletim escolar dos alunos da rede estadual.

Pré-matrícula 2022 online passo a passo

Se você está perdido e não sabe como realizar o processo de pré-matrícula 2022, tenha calma, vamos fazer um passo – a – passo para você.

  • Em primeiro lugar temos que deixar claro que o processo pode ser diferente de acordo com o Estado, visto que é necessário entrar no site referente ao local que você mora;
  • Vamos dar o exemplo do estado de São Paulo, onde o endereço é o seguinte: https://sed.educacao.sp.gov.br;
  • É necessário colocar o nome completo e o e-mail;
  • O sistema manda uma mensagem no e-mail informado com todas as informações de cadastro;
  • Nessas informações deve constar endereço residencial, CPF, telefone e todos os dados do aluno;
  • Seguindo todos os formulários a pré-matrícula estará completa.
Pré-matrícula 2022 online passo a passo

Pré-matrícula 2022 online passo a passo

Lembrando que o aluno deve ser maior de 18 anos para que os pais possam realizar o cadastro, alunos maiores de 18 anos precisam fazer o processo em seu nome.

Documentos Necessários para a Pré-Matrícula

Como mencionado, o processo de matrícula só estará completo e garantindo quando todos os documentos forem apresentados.

Na lista de documentos se encontra:

  • RG e CPF (no caso de alunos menores de idades dos pais);
  • Comprovante de endereço atualizado;
  • Certidão de nascimento do aluno;
  • 2 fotos no formato 3×4 tiradas recentemente;
  • Histórico escolar assinado pela secretária da instituição que o aluno estudava até então (em casos de transferência).

Leave a Reply