Matrícula Fácil 2021: Inscrição, Calendário Pré Matrícula e Documentos

Quem reside no Rio de Janeiro pode garantir a vaga escolar do filho através do Matrícula Fácil 2021. Isto porque, ele funciona como um portal e tem como objetivo tornar mais simples e processo o processo de inscrição nas instituições estaduais de ensino. Dessa maneira, você não vai precisar perder tempo se locomovendo até a escola para fazer a matrícula do seu filho. Em todo caso, veja abaixo as principais informações sobre o Matrícula Fácil 2021.

Matrícula Fácil 2021

Matrícula Fácil 2021

Matrícula Fácil

O Matrícula Fácil 2021 consiste em um portal que tem como intuito tornar mais simples a vida dos pais e responsáveis.

A razão para isso é que através deles os pais e responsáveis podem acessar e preencher os dados necessários para garantir a matrícula escolar do seu filho nas escolas estaduais do Rio de Janeiro.

Portanto, os serviços que são oferecidos pela plataforma englobam:

  • O ensino fundamental;
  • Ensino médio;
  • Além de contar com a opção EJA também.

Inscrição Matrícula Fácil 2021

A inscrição Matrícula Fácil 2021 pode ser realizada através do portal do programa. O processo é feito através do site, de qualquer localidade que você estiver, basta que tenha um dispositivo conectado a internet.

O site pode ser acessado por um notebook, computador ou até mesmo celular, assim, o procedimento de matrícula poderá ser realizado. Dessa forma, será possível saber quais as vagas disponíveis.

Como se Inscrever no Matrícula Fácil?

A inscrição Matrícula Fácil 2021 é feita de maneira prática e rápida pela internet, para isso você só precisa seguir os passos abaixo:

  • Entre no site oficial do Matrícula Fácil, só clicar aqui;
  • Em seguida clique na opção “fazer a inscrição”;

    Faça sua inscrição

    Faça sua inscrição

  • Preencha todas as informações que são solicitadas pela plataforma.

    Inscrição Matrícula Fácil 2021

    Inscrição Matrícula Fácil 2021

Feito isso, é necessário aguardar a lista com o resultado da inscrição e assim é só ir até a instituição com os documentos em mãos para confirmar o que foi informado e assim finalizar a matrícula.

Como funciona?

Basicamente o funcionamento do Matrícula Fácil é muito simples, pois ele é um sistema que tem como intuito tornar mais fácil a vida dos pais e responsáveis.

Dessa maneira, o site torna mais simples tudo, evitando que você enfrente filas para garantir a matrícula do seu filho em uma escola estadual do Rio de Janeiro.

Ora, só é preciso ir até a instituição após a divulgação dos selecionados, levando os documentos para finalizar a matrícula presencial.

Como funciona

Como funciona

Matrícula Fácil Municipal

Há um sistema também que são voltados para as escolas estaduais é o site da prefeitura, onde você consegue fazer inscrições, organizar as matrículas e muito mais.

Matrícula Fácil Estadual

Por sua vez, o sistema Estadual para garantir a vaga é realmente o Matrícula Fácil 2021 e você já viu como fazer a sua inscrição nele.

Vantagem do Matrícula Fácil

Atualmente não é mais necessário enfrentar filas para realizar a matrícula escolar do seu filho. Através do site do Matrícula Fácil é possível identificar o aluno que precisa realizar a inscrição.

No site, além da escola que você irá matricular seu filho, também é possível selecionar as opções de ensino. Assim, se as vagas forem preenchidas, o aluno pode ser redirecionado para algum outra. Dessa forma, não corre o risco de perder o ano letivo.

Com o Matrícula Fácil, toda logística que envolve as matrículas de crianças e jovens foi aprimorada nos estados brasileiros. Isso faz com que a retirada dos estudantes de escolas diminua bastante.

Quem Pode se Matricular neste Programa?

A procura por vagas é maior no ensino fundamental, isso acontece, pois a quantidade de alunos que precisam ser matriculados nessa modalidade é maior. Mas, independente do ano de matrícula que você precisa realizar, o Matrícula Fácil pode auxiliar.

Confira a seguir em quais casos o Matrícula Fácil 2021 poderá ser usado:

  • Inscrição de Continuidade: estudantes matriculados em 2020 em uma instituição que não oferece o curso ou série no ano seguinte e precisa ser encaminhado para outra instituição para concluir os seus estudos;
  • Transferência por interesse próprio: alunos já matriculados em uma instituição que desejam no próximo ano estudar em outra instituição por interesse próprio;
  • Matrícula de Renovação: alunos já matriculados em uma escola no ano anterior, que precisam renovar a matrícula para estudar na mesma instituição no próximo ano;
  • Matrícula de Recepção: estudantes matriculados em 2020 em uma instituição do seu estado que não oferta curso/série no ano seguinte. Por isso, são encaminhados de forma colaborativa entre Estado e Município, para uma instituição que tenha o ano necessário para o aluno dar continuidade aos estudos.

Matrícula Presencial 2021

Se você está realizando a matrícula pensando em garantir sua vaga, é importante ficar atento a todo passo a passo. Isto porque, a inscrição online não garante sua vaga.

Indica-se que você faça as inscrições que precisa o mais rápido possível. Assim, terá maiores chances e só precisará efetivar a matrícula encaminhando todos seus documentos solicitados.

Documentos Necessários

Fazer a inscrição na plataforma não garante que você consiga a vaga, é preciso ir até a instituição para efetivar a matrícula e para isso você deve apresentar os seguintes documentos:

  • Histórico escolar do aluno;
  • Ficha preenchida com todos os dados corretos do aluno;
  • CPF e RG do aluno;
  • CPF e RG dos pais ou responsáveis.

Vagas Disponíveis pelo Portal Matrícula Fácil

Todos pais ou responsáveis que buscam a efetivação de matrícula dos seus filhos, devem ficar atentos as vagas disponíveis no Matrícula Fácil.

Sempre há um número estipulado para quantidade de alunos em cada sala de aula, quantidade essa que varia de acordo com a série e instituições.

Sendo assim, indica-se que as inscrições sejam efetivadas logo que o período fica disponível.

Lista de Espera Matrícula Fácil 2021

Por conta da grande quantidade de alunos, todos os anos o Matrícula Fácil estabelece uma lista de espera. É através da mesma que os estudantes são contatados pelas instituições de ensino conforme a quantidade de vagas disponíveis.

Após isso, o responsável deverá se dirigir a escola e prosseguir com o processo de matrícula do aluno. O Matrícula Fácil identifica a ordem dos candidatos inscritos e entra em contato por meio das informações descritas no momento das inscrições.

Escolas Participantes do Matrícula Fácil

No momento de realização da inscrição, o responsável pode identificar as escolas participantes, quais possuem vagas e suas quantidades. Como em outros sites, também são identificadas as instituições de ensino que não fazem parte do cadastro.

Se alguma dessas for sua opção, será necessário comparecer presencialmente a escola para ter maiores detalhes a respeito das vagas disponíveis.

Resultado Matrícula Fácil 2021

Após a inscrição, um número será gerado pela plataforma e que deve ser usado para você conferir se o seu filho foi selecionado ou não.

Normalmente, o resultado do Matrícula Fácil 2021 é divulgado logo após a inscrição, sendo necessário apenas ficar atento ao site.

Então, com um resultado positivo, é só se dirigir até a escola no prazo e efetivar a inscrição com todos os documentos em mãos.

Resultado Matrícula Fácil

Resultado Matrícula Fácil

EJA Matrícula Fácil 2021

O programa Educação de Jovens e Adultos, ou EJA, como é mais conhecido também disponibiliza vagas através do Matrícula Fácil 2021. O EJA foi criado pelo Governo Federal para que os jovens possam dar continuidade aos seus estudos.

Estando ciente da procura por vagas nessa modalidade, o EJA Matrícula Fácil oferta vagas em aberto da mesma maneira que para modalidades padrões.

EJA Matrícula Fácil

EJA Matrícula Fácil

Portal Matrícula Fácil

No momento de realização da inscrição, você terá acesso ao site, podendo conferir todos detalhes. Por meio do cadastro Matrícula Fácil será possível acessar o portal e acessar todos os procedimentos.

Entre os fatores importantes está a possibilidade de conferir a colocação para efetuar a matrícula na escola desejada. Dessa forma, você pode se preparar melhor e se sua colocação estiver muito abaixo, poderá buscar por outras escolas e vagas.

Perda da Vaga no Portal Online

É importante saber que você não perderá sua vaga, caso precise entregar outras documentações, mas não pode no momento, pois está efetivando a matrícula.

Atente-se aos prazos. Em seguida você receberá todas orientações sobre como proceder e como entregar o que falta.

Estados com Matrícula Escolar Online 

A Matrícula Fácil 2021 está facilitando a vida de muitas pessoas, que agora não precisam mais se dirigir as escolas com tanta frequência para resolver problemas.

Ao saber como o programa facilita, ele está se expandindo cada vez mais nos estados brasileiros. Confira a seguir os locais que o Matrícula Fácil está disponível para realização de inscrições:

  • Acre;
  • Amapá;
  • Bahia;
  • Belém;
  • Ceará;
  • Alagoas;
  • Curitiba;
  • Distrito Federal;
  • Goiás;
  • Goiânia;
  • Manaus;
  • Mato Grosso;
  • Mato Grosso do Sul;
  • Maranhão;
  • Pernambuco;
  • Recife;
  • Rio de Janeiro;
  • Rio Grande do Sul;
  • Rondônia;
  • Paraíba;
  • Paraná;
  • Roraima;
  • Santa Catarina;
  • Tocantins.

Leave a Reply