FIES 2021

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa gerido pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Educação (MEC), que possui como objetivo principal oferecer linha de financiamento a alunos de cursos superiores em instituições privadas e credenciadas com boa avaliação nos índices educacionais. Quer saber um pouco mais sobre o FIES 2021? Leia o artigo abaixo!

FIES 2021

FIES 2021

Fies 2021

O FIES é dividido em duas modalidades, que proporcionam uma maior adequação aos estudantes que se encaixam dentro dos critérios do programa.

  • Na primeira modalidade, o FIES oferece linhas de financiamentos com juros zerados aos alunos com rendimento per capital mensal familiar referente até três salários mínimos.
  • Já a segunda modalidade, chamada de P-Fies, é direcionada aos alunos com rendimento mensal familiar referente até cinco salários mínimos.
Fundo de Financiamento Estudantil

Fundo de Financiamento Estudantil

VEJA TAMBÉM:


Inscrição Fies 2021

As inscrições no Fies 2021 podem ser feitas exclusivamente pela internet. Embora haja várias etapas, os procedimentos são simples e requere informações pessoais do estudante e do grupo familiar. Aprenda, a seguir, como fazer inscrição no Fies:

  1. Acesse o site do Fies Seleção Aluno pelo endereço eletrônico: www.fiesselecaoaluno.mec.gov.br.
  2. Caso seja a primeira vez que está acessando a plataforma, realize o cadastramento clicando na opção “Primeiro acesso? Clique aqui”;
  3. Preencha o formulário de cadastro com número do CPF, data de nascimento e código de verificação. Em seguida, clique em “Prosseguir”;
  4. A página exibir um aviso caso tenha obtido nota suficiente para se inscrever no processo seletivo do Fies. Após a leitura, clique em “Prosseguir”;
  5. Forneça, novamente, os dados solicitados no formulário de cadastro, como e-mail, telefone celular e senha e, logo depois, clique em “Criar cadastro”;
  6. Na página inicial, digite o número do CPF e senha e clique em “Entrar”;
  7. Na seção “Dados cadastrais”, informe o nome social, RG, estado civil, e-mail e endereço residencial. Logo em seguida, clique em “Gravar e avançar”;
  8. Em “Questionário”, responda as perguntas solicitadas e clique em “Gravar e prosseguir”;
  9. Na seção “Grupo Familiar”, adicione a data de nascimento, CPF, grau de parentesco e renda individual de cada membro do grupo familiar;
  10. Após adicionar todos membros do grupo familiar, selecione o estado, município, curso, instituição e local de oferta em “Grupo de Preferência”. Nessa etapa, o estudante deve escolher até três opção de curso. Após o preenchimento, clique em “Avançar”;
  11. Ao fim, digite o código de verificação e clique em “Concluir”. Espere o resultado dos selecionados.
Inscrição Fies 2021

Inscrição Fies 2021

Novas Regras do Fies

Recentemente, o Ministério da Educação promoveu uma série de regras para o FIES 2021. O objetivo é conceder e restringir linhas de financiamentos a grupo prioritários.

Entre os destaques das novas regras estão:

  • Nota mínima do ENEM;
  • Período de carência para quitar o financiamento;
  • Nova modalidade de contratação do financiamento;
  • Diminuição das vagas;
  • Regularização de inadimplentes e;
  • Novo período de solicitação do FIES.

Aditamento FIES

O aditamento do FIES é um procedimento que garante a renovação do contrato de financiamento do curso. Esse processo deve ser repetido duas vezes ao ano: primeiro e segundo semestre letivo.

O adiamento é dividido em simplificado e não simplificado e deve ser executado no Sistema Informatizado do Fies, também conhecido como SisFIES.

A Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) pedirá a renovação do contrato e o estudante deverá confirmar as informações através da plataforma do SisFIES.

Aditamento Fies

Aditamento Fies


Resultado FIES 2021

O resultado do FIES 2021 é divulgado individualmente pelo Ministério da Educação através da plataforma do FIES Seleção. Após a divulgação da lista de selecionados, os estudantes pré-selecionados devem comprovar todas as informações na instituição escolhida dentro do período estabelecido pelo programa.

  • Para os estudantes que participaram do FIES para primeiro semestre, o resultado é divulgado em fevereiro.
  • Já do segundo semestre, a lista é divulgada em julho.

Boleto FIES

Os estudantes com contrato de financiamento do FIES através da Caixa Econômica Federal devem realizar o pagamento de boletos referentes aos juros do programa.

Os boletos do FIES podem ser pagos em:

  • Agências da Caixa;
  • Caixa Aqui e;
  • Lotéricas conveniadas à CEF.

Caso tenha perdido ou ultrapassado a data de vencimento, o estudante também pode solicitar a emissão da segunda via do boleto através do CPF ou número do contrato.

Leave a Reply